Nesse primeiro parágrafo, você comete dois deslizes na linguagem, que vão retirar pontos do critério gramatical. O primeiro problema está na regência do verbo contar, que é um transitivo direto, e por isso não aceita preposição:
- Contar algum evento, e não contar de um evento.
O segundo trata da concordância. O verbo deve concordar em número com o seu sujeito:
- Pessoas presenciaram, e não pessoas presenciou.
Nesse mesmo parágrafo vai acontecer um erro de coesão sistemático, ou seja, ele vai se repetir sob várias formas em todo o texto; coesão é a junção entre as palavras, de modo que o texto fique tão unido e bem tramado, que o leitor não precise quebrar, desunir, tirar os olhos, levantar a cabeça, isto é, o texto é tão coeso que nada tira a atenção dele.
Você escreveu: Infelizmente, a depressão tem crescido no Brasil.
Foi a mesma coisa que escrever: O Brasil tem ficado mais deprimido.
Isso faz o leitor parar de ler para reler e ter certeza de que leu isso mesmo. E quando o leitor faz isso, a união das palavras foi quebrada pelos olhos dele. Esse é o erro de coesão.
Você deveria ter escrito: Infelizmente, os índices dos distúrbios de depressão têm crescido nas estatísticas brasileiras.
Essa doença, apesar de tão séria, nem sempre é vista com tanta preocupação. Em muitos casos, o jovem que sofre de depressão, não recebe o devido apoio dá sociedade, que deveria fornecer a ajuda, o cuidado e a atenção necessários para que o problema fosse tratado.
O vocábulo "tanta" diz respeito a uma quantidade mais do que necessária. Tanto empenho, tantos textos para ler, tanto o que estudar...
Se você escreve que a doença nem sempre é vista com tanta preocupação, você está afirmando que está tudo bem, que não é necessária tanta preocupação.
E isso é outro erro de coesão. Dois erros de coesão que geram ambiguidade descontam pontos do critério de coerência.
Você deveria ter escrito: Essa doença, apesar de tão séria, não é vista com zelo, preocupação científica, ou mesmo afeto...
Outro problema nesse parágrafo : as vírgulas. Não se separa sujeito de predicado.
...o jovem que sofre de depressão não recebe o devido apoio da sociedade, que deveria fornecer a ajuda, o cuidado e a atenção necessários, para que...
E o verbo dar, na terceira pessoa, é átono. Isso significa que não tem acento agudo.
Disse isso porque você vai errar essa acentuação ,no mesmo verbo, um pouco mais adiante.
Um desafio chamado "Baleia Azul" foi criado e tem tido muita repercussão entre os jovens que sofrem de depressão neste ano de 2017. O desafio tem 50 etapas e seu propósito é que, ao findar a quinquagésima etapa, o jovem se suicide.
Nesse parágrafo você comete um erro de coesão. De repente, sem mais nem menos, você cita o caso da baleia azul. É preciso usar um conector entre esse último parágrafo e o anterior, para que a leitura não fique interrompida pela falta de coesão.
você havia terminado o penúltimo parágrafo com : "para que o problema fosse tratado."
No parágrafo seguinte, um bom conector seria uma adversativa:
Ao invés disso,
Ao contrário,
Entretanto,
Muito ao contrário,
Esse conector une, conecta, torna coeso, unido, e não quebra a ligação entre os olhos do leitor e o seu trabalho.
Esses fatos nos levam a ver e a crer, que a depressão não é como a gripe, que passa com o tempo. Essa doença pode levar o jovem a morte e, por isso, um assunto como esse não deve ser ignorado.
Nesse parágrafo há novamente o erro de vírgulas que separa o verbo dos complementos.
Esses fatos nos levam a ver e a crer que (sem vírgulas entre crer e que)
Faltou também a crase;....pode levar o jovem à morte.
Outro problema de coesão: um assunto como esse : a baleia azul ou a depressão não deve ser ignorado?
Portanto, para que o aumento dá depressão entre os jovens no Brasil seja combatido, cabe ao Ministério da Saúde elaborar campanhas e palestras para a consientização das famílias, para que o jovem que sofre com essa doença receba a devida atenção e futuramente possamos desfrutar de uma juventude mais saudável.
Novamente, aquele problema de acentuação do verbo dar , e um de pontuação: ...seja combatido; cabe ao Ministério...
O ponto e vírgula é uma pausa intermediária, que ficou faltando.
conscientização, e não concientiz...
Então, eu também estou apanhando em Física, lá no site Enem.estuda, sabe? Por isso, sei como é difícil produzir um texto, se temos mais pendor para outras carreiras.
Seu texto tem excelentes ideias, e é adequado ao tema proposto, mas esses erros, sistemáticos, vão prejudicar você no Enem.
Sugestão:
Arranje um horário (umas três horas) e estude pontuação. Inclua testes de pontuação do nosso site.
Faça cópias. Pegue um artigo de jornal e copie. Vai melhorar e muito a coesão.
Faça pelo menos duas redações por mês. Essa é a boa dica que eu dou para você. Duas por mês, com o estudo de vírgulas, e uns três meses de cópias: você vai arranhar a nota dez.
Bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário