Na Grécia e no Império Romano, o uso 1 de menores para a satisfação sexual de adultos foi um costume tolerado e até prezado. A 2Pedofilia, nome dado á esse desvio de conduta , consiste em um distúrbio sexual, no qual o indivíduo sente desejo conpulsivo por crianças e pré-adolescentes.
NESTE TÓPICO HÁ UMA GRANDE INCOERÊNCIA, CUIDADO!
Tendo em vista que essa prática ainda encontra-se presente no Brasil e em diversos países, faz-se necessário atentar para tal ocorrência em prol da segurança e proteção das vítimas desse crime. Sabe-se,3que pedófilos não possuem perfil padrão. Todos os 11. pais querem proteger seus filhos contra abusadores,4 portanto, torna-se difícil identificá-los 5 porque a maioria, inicialmente, conquista a confiança das crianças que sofrem o abuso.
Crianças são incapazes de percerber se uma pessoa é ofensiva ou não, por isso, é de grande valia que seus responsáveis estejam atentos aos que se aproximam, além de orientá-las, passar segurança e, principalmente, de ouví-las. É indiscutível12 que a Internet revolucionou os meios de comunicação, trazendo benefícios e tecnologia para o mundo. Somado a isso,13 vieram os crimes virtuais e a pedofilia também encontra-se engajada nesse meio, tornando-se, portanto14, um dos crimes que causam maior repúdio e revolta na sociedade.
Ensinar a criança a não compartilharr informações pessoais com pessoas que não conhecem e informá-los sobre esse conceito e danos causados por ele15, dificultará o acesso do pedófilo6ás vítimas. Torna-se evidente,7 que uma condulta tão grave como a pedofilia mereça uma severa reprimenta8 por parte da sociedade, seja pelo Poder Público, ao processar e julgar os criminosos, seja pela participação individual de todo cidadão ao denunciar os envolvidos nesta prática.
Além disso, é preciso que os pais e responsáveis, 9estejam informados, atentos e, juntamente com a Escola, estabeleçam uma parceria que amplie o conhecimento e, consequentemente, a proteção das crianças. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito 10 á vida, á saúde, á educação, ao respeito, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, violência, crueldade ou opressão.
(Eu paragrafei sua redação, porque o site juntou todas as linhas em um bloco único, por isso não avaliei seu texto neste critério.)
Cara 2776,
1 .Há algumas imprecisões na escolha das palavras: ser humano não é coisa. "uso" é impreciso. Prefira, a esse termo, a palavra "abuso".
2. Pedofilia não é nome próprio, nem grandeza, nem matéria, nem estado ideal ou uma virtude, nem um nome de cidade, para você pôr o nome em letra maiúscula. Escreva : "pedofilia"
3. Não tem por que colocar essa vírgula aí. Não se separa o verbo do seu sujeito.
Essa oração é subjetiva, ou seja, vale como sujeito.
4. O desvio no uso da vírgula é sistemático: nesta frase, o correto era ter usado uma pausa mais longa, como um ponto ou ponto e vírgula.
5. Erro de coerência: se você escreveu que os pedófilos não têm perfil padrão, não pode desmentir-se logo depois, afirmando que a maioria dos pedófilos agem segundo um padrão: conquistar a confiança.
Agora você realmente deixou o examinador preocupado.
6. Você trocou crase por acento agudo.
7. Outra oração subjetiva que você separa por vírgulas, dando ao examinador a certeza de que você não estudou pontuação.
8. Reprimenda, e não reprimenta.
9. Outra vírgula errada, que separou verbo de objeto direto.
10. Uma série de crases trocadas por acento agudo que deram a certeza absoluta ao examinador de que o erro no tópico 6 não foi de distração.
11. "Todos os " significa que os pais por inteiro querem o fim da pedofilia. A cabeça, os braços, as mãos, os pés dos pais todos. Por isso, é erro de coesão e de coerência. O correto é "Todos" pais. 'Todos" significa todo e qualquer pai do mundo deseja o fim da pedofilia. Você poderia amenizar, se não gostou do som no ouvido, e escrever "Todos os que são pais", que significa que , no universo dos seres humanos, o subconjunto dos pais é inteiramente contra a pedofilia, isto é, não há nenhum pai que seja a favor. Mas isso já seria incoerência, porque sabemos que há pais pedófilos. Assim, é bom escrever só 'todos', que é o correto, gramaticalmente, e rezar para que o examinador não ache essa afirmação uma incoerência.
12. Estude a colocação de vírgulas. É rápido e você só tem a ganhar.
13. Não se esqueça dos conectores, porque se você vai mudar o sentido da oração, precisa deles: 'somado a isso, ENTRETANTO..."
14. Outro desvio de coesão que fere a coerência. Você não lançou um raciocínio para escrever "portanto". A escolha correta seria algo como 'infelizmente'.
15. A que se refere este "ele"?
Bem, na verdade, seu texto possui uma clareza razoável, e você tratou o tema com a importância que ele merece, voltando o foco do seu discurso para a vítima, procurando meios de protegê-la, e isso tornou sua dissertação ADEQUADA ao tema de uma forma muito profunda, porque você também trabalha a imagem da proposta de redação do Enem Vest.
Mas os outros erros vão descontar pontos, tenha certeza disso.
ADEQUAÇÃO AO TEMA: 2,0
COERÊNCIA - 0,5
COESÃO - 1,0
RECURSOS DISCURSIVOS - 1,0
RECURSOS LINGUÍSTICOS - 0,5
No vestibular, a nota aumentaria de meio a um ponto. Lá, eles torcem pelo aluno. Eu fui treinada para corroer a nota dele. Assim, você se anima para estudar vírgulas e tomar cuidado com a coerência.